ScienceDaily news
Um estudo recente revelou que existe relação entre o consumo de frutas oleaginosas e os altos níveis de metabólitos da serotonina (um importante neurotransmissor), em pacientes que apresentam síndrome metabólica, os quais possuem alto risco de doença cardiovascular. O artigo, publicado no Journal of Proteome Research, demonstra a primeira aplicação da técnica da metabolômica para analisar os efeitos da dieta sobre os pacientes com síndrome metabólica. Os participantes foram divididos em 2 grupos: um grupo recebeu dieta rica em frutas oleaginosas (especificamente, nozes, amêndoas e avelãs) e o outro grupo recebeu dieta sem frutas oleaginosas. Pacientes que receberam a dieta rica em frutas oleaginosas produziram níveis mais elevados de metabólitos derivados do metabolismo do triptofano e serotonina, ácidos graxos e polifenóis, proporcionando maior força para a hipótese de que estas substâncias poderiam estar relacionadas a determinados benefícios à saúde observados em outros estudos. Ainda não se sabe se estes metabólitos têm um papel direto ou indireto sobre os benefícios à saúde do consumo de frutas oleaginosas.
