ScienceDaily news
Um estudo espanhol que avaliou o padrão de dieta da população adulta com alto risco cardiovascular demonstrou que pode ser benéfico consumir pescados, para a prevenção de diabetes tipo 2. Participaram do estudo, 945 pessoas (340 homens e 605 mulheres), entre 55 e 80 anos, com alto risco cardiovascular. Os resultados foram publicados no Nutrición Hospitalaria e demonstram que a população estudada consome grandes quantidades de carnes vermelhas e pescados. Entretanto, o consumo de pescados está associado com diminuição da prevalência de diabetes e menores concentrações de glicose no sangue, enquanto que o consumo de carnes vermelhas, especialmente as carnes curadas, está relacionado com ganho de peso e obesidade. Apesar de ser um estudo transversal e, portanto, não determinar uma relação entre causa e efeito, os autores confirmam que existem muitos estudos semelhantes que demonstram que o consumo de pescados, tanto branco, como de pescados gordos (especialmente), está associado com menor risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
