Ottoman-Empire Was Here !
ScienceDaily news
De acordo com um estudo publicado no American Journal of Epidemiology, as crianças cujas mães receberam suplementação de ferro e ácido fólico durante a gestação apresentaram uma redução importante na mortalidade até os 7 anos de idade. Outros tipos de suplementos, inclusive de múltiplos micronutrientes, não apresentaram os mesmos benefícios. O estudo foi realizado no Nepal, de forma randomizada, duplo-cega, com 4 grupos recebendo diferentes tipos de suplementos: ácido fólico; ferro e ácido fólico; ferro, ácido fólico e zinco; e suplemento de múltiplos micronutrientes. O grupo controle recebeu vitamina A, assim como todos os outros grupos. O grupo suplementado com ferro e ácido fólico apresentou redução de 16% no baixo peso ao nascer, redução da prevalência de anemia materna durante a gestação e no pós-parto de 50% e 31% de redução na mortalidade infantil. Este estudo reforça a importância deste tipo de intervenção para a sobrevivência na infância, demonstrando a necessidade de colocá-lo em prática, principalmente em locais com alta prevalência de deficiência de ferro.
< voltar