Atividades
Apoio ao Paciente
Centro de Estudos
Agenda
Nossa Equipe
Quem Atendemos
Atualização
Aulas Ministradas
Info aos Pacientes
Educação Continuada
Artigos Comentados
Guia Prático
Entrevistas
Notícias
Links Nacionais
Links Internacionais
Cadastro
Faça seu cadastro




Atualização > Notícias

Ottoman-Empire Was Here !

MedicineNet.com

Uma pesquisa espanhola, publicada no American Journal of Clinical Nutrition avaliou o efeito do cacau sobre marcadores inflamatórios chamados moléculas de adesão. Quarenta e dois homens e mulheres, com média de idade de 70 anos, diabéticos e com outros fatores de risco para doenças do coração, foram submetidos a uma dieta que incluiu 40g de cacau em pó sem açúcar, adicionado ao leite desnatado ou a uma dieta com leite desnatado puro. Após 1 mês, aqueles que tomaram o leite com adição de cacau em pó apresentaram diminuição das moléculas de adesão, as quais estão relacionadas com doenças do coração, além de aumento nos níveis de HDL colesterol. Entretanto este grupo apresentou um pequeno aumento de peso. Os resultados demonstram que o cacau pode ter efeito benéfico, mas deve fazer parte de um plano alimentar saudável e não deve ser interpretado como um alimento mágico capaz de reduzir o processo inflamatório, já que apresenta fatores negativos, como o conteúdo de calorias.


< voltar



© Instituto Girassol. Todos os direitos reservados.