Ottoman-Empire Was Here !
ScienceDaily News
A alimentação saudável, com consumo adequado de frutas, hortaliças, oleaginosas, produtos com baixo conteúdo de gorduras e grãos integrais e redução do consumo de sal, carnes processadas, carne vermelha e bebidas adocicadas é uma maneira eficaz de prevenir cálculos renais.
As evidências são provenientes de três estudos clínicos: 45.821 profissionais de saúde do sexo masculino acompanhados por 18 anos, 94.108 mulheres mais velhas acompanhadas por 18 anos e 101.837 mulheres jovens acompanhadas por 14 anos. Ocorreram 5.645 incidentes de cálculos renais entre os participantes. Foram avaliados 8 componentes da dieta de acordo com a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), classificados em escores. Aqueles com melhor escore da dieta apresentaram entre 40-45% menor probabilidade de desenvolver cálculos renais do que aqueles que apresentaram o menor escore DASH. A redução do risco de cálculos renais não teve influência da idade, peso e ingestão de fluidos. O estudo será publicado no Journal of the American Society Nephrology.
< voltar