Ottoman-Empire Was Here !
MedicineNet.com
Muitos pacientes críticos apresentam deficiência de vitamina D, de acordo com novo estudo publicado no New England Journal of Medicine.
Um estudo australiano, envolvendo 42 pacientes críticos demonstrou que aproximadamente metade dos pacientes apresentou deficiência de vitamina D. Além disso, quanto maior a gravidade da doença, maior a deficiência da vitamina. Ainda não se sabe se este fato é apenas uma associação ou se a deficiência contribui para a gravidade da doença. Durante o estudo, morreram três pacientes, os quais apresentavam os menores níveis de vitamina D. Entretanto, a suplementação, administrada em 10 pacientes, não apresentou efeito protetor. Ainda são necessários mais estudos para averiguar as causas da deficiência (por exemplo, falta de exposição solar, dieta deficiente e/ou aumento das necessidades) e a efetividade da suplementação.
< voltar