19 dez 2011
11 dez 2011

USA today Estudo demonstra que menos do que um quarto dos pais de crianças acima do peso se lembram que o médico informou sobre o problema. No estudo foram analisados mais de 5000 pais de crianças acima do peso, de 1999 a 2008. Cerca de 30% dos pais de crianças entre 12 e 15 anos, acima do peso, disseram que o médico havia alertado quanto ao problema, comparado com apenas 12% dos pais de pré-escolares acima do peso. Mesmo entre…

Leia Mais
11 dez 2011

MedicineNet.com Nova pesquisa revela que o aumento do consumo de alimentos ricos em carboidratos, especialmente amido, pode aumentar o risco de recorrência do câncer de mama. O estudo foi apresentado nesta semana, na Conferência de Câncer de Mama em San Antonio. Os pesquisadores avaliaram a dieta de 2650 mulheres sobreviventes de câncer de mama, divididas em 4 grupos, de acordo com a variação na quantidade de consumo de carboidratos ao início do estudo e após 1 ano. A ingestão de…

Leia Mais
11 dez 2011

EurekAlert! Adolescentes hospitalizadas com anorexia nervosa, que recebem tratamento baseado nas recomendações atuais para realimentação, não ganham peso de forma importante durante a primeira semana de internação, de acordo com estudo publicado no fascículo de Janeiro do Journal of Adolescent Health. O tratamento atual da anorexia nervosa é iniciado com cerca de 1200 kcal/dia e com progresso gradativo de 200kcal por dia. Esta abordagem visa prevenir a síndrome de realimentação. O estudo, realizado por pesquisadores do UCSF, envolveu 35 adolescentes…

Leia Mais
20 nov 2011

Reuters Health Consumir ácido fólico durante a gestação pode não aumentar o risco de a criança desenvolver asma ou alergias durante a vida, de acordo com um estudo publicado no European Respiratory Journal. Foram avaliadas mais de 3200 crianças, sendo que 13% apresentaram sintomas de asma aos 8 anos. Não houve diferença entre as crianças cujas mães ingeriram ácido fólico durante a gestação e aquelas cujas mães não ingeriram a vitamina. O uso de ácido fólico pelas mães foi associado com…

Leia Mais
20 nov 2011

ScienceDaily news Um estudo recente revelou que existe relação entre o consumo de frutas oleaginosas e os altos níveis de metabólitos da serotonina (um importante neurotransmissor), em pacientes que apresentam síndrome metabólica, os quais possuem alto risco de doença cardiovascular. O artigo, publicado no Journal of Proteome Research, demonstra a primeira aplicação da técnica da metabolômica para analisar os efeitos da dieta sobre os pacientes com síndrome metabólica. Os participantes foram divididos em 2 grupos: um grupo recebeu dieta rica em…

Leia Mais
20 nov 2011

ScienceDaily news Um estudo espanhol que avaliou o padrão de dieta da população adulta com alto risco cardiovascular demonstrou que pode ser benéfico consumir pescados, para a prevenção de diabetes tipo 2. Participaram do estudo, 945 pessoas (340 homens e 605 mulheres), entre 55 e 80 anos, com alto risco cardiovascular. Os resultados foram publicados no Nutrición Hospitalaria e demonstram que a população estudada consome grandes quantidades de carnes vermelhas e pescados. Entretanto, o consumo de pescados está associado com diminuição…

Leia Mais
30 out 2011

ScienceDaily news Um estudo recente sugere que intervenções comportamentais na infância, para diminuir a ingestão de gordura total e gordura saturada e aumentar o consumo de alimentos que são boas fontes de fibras resultou em diminuição significante dos níveis plasmáticos de glicose e menor pressão sistólica, quando os participantes foram reavaliados na vida adulta jovem. O estudo foi aceito para publicação no The Endocrine Society’s Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism (JCEM). No estudo, pesquisadores avaliaram 230 mulheres entre 25 e 29…

Leia Mais
30 out 2011

USA today Estudo publicado na revista Pediatrics diz que meninas expostas a altos níveis de bisfenol-A (BPA), antes do nascimento, têm mais chances de apresentar ansiedade, depressão e hiperatividade aos 3 anos. Já o comportamento dos meninos não parece ser afetado. Virtualmente, todos estão expostos ao BPA. Os autores deste novo estudo encontraram BPA na urina de mais de 97% das gestantes estudadas, bem como 97% dos seus filhos. Os autores verificaram que a exposição a altos níveis de BPA após…

Leia Mais
30 out 2011

ScienceDaily News Um novo estudo sugere que os obesos podem voltar a ganhar peso após realizar dietas de restrição devido a mudanças hormonais. O estudo envolveu 50 adultos com sobrepeso e obesidade, com IMC entre 27 e 40 kg/m2 e média de peso de 95kg, que participaram de um programa de perda de peso com 10 semanas de duração, utilizando uma dieta com muito baixa caloria. Níveis de hormônios reguladores do apetite foram mensurados ao início e final do programa e…

Leia Mais
  • Menu

  • O Instituto Girassol

    O Instituto Girassol foi fundado em janeiro de 2005 por um grupo de profissionais da área da saúde especializados em terapia nutricional para portadores de alergias, intolerâncias alimentares e outros distúrbios nutricionais. A idéia de fundar o Instituto surgiu a partir da indignação dos profissionais em continuar assistindo ao panorama atual, de tratamentos infrutíferos, desperdício de recursos beirando à negligência que geram sofrimentos e óbitos evitáveis, caso fossem utilizadas soluções adequadas e viáveis.